Django Framework

por Erivaldo Lourenço | 04/01/2021 | 167 👀

O que é o Django?

O Django é framework, não podemos entender o que é o Django sem entender o que é um framework, então vamos lá...

O que é um framework?

O Cambridge Dictionary dicionário da língua inglesa, define a palavra framework como sendo "uma estrutura de suporte em torno da qual algo pode ser construído". Dessa definição é fácil inferir que um framework vai apoiar a implantação de algum projeto, que pode ser de um sistema web, utilizando framework para desenvolvimento web como o Django, ou utilizar um  framework para gestão administrativa como a ISO 9000. Existe framework nas mais diversas áreas de conhecimento. 

Eu gosto de pensar no framework como um quebra-cabeça que está incompleto. O framework já te fornece alguns módulos do sistema pronto, partes comuns a maioria dos sistemas que demandariam tempo para serem desenvolvidas como gerenciamento de urls, comunicação com o banco de dados, gerenciamento de templates, gerenciamento de usuários, sistema de autenticação dentre outros, já estão prontas para serem usadas em um framework, essas partes são seu quebra-cabeça quase pronto, as peças que faltam e você vai encaixar(desenvolver) é seu sistema.

O Django!

Como já foi dito, o Django é framework para desenvolvimento web.  No outono de 2003, os desenvolvedores Adrian Holovaty e Simon Willison que na época eram desenvolvedores do jornal World Online um jornal com atividade Web, estavam usando Python para desenvolver seus sites e o resultado dessa experiência foi que em 2005 foi liberado o código-fonte do software resultante, o Django. Hoje o django é mantido por um time de voluntários do mundo todo.

O nome Django é uma homenagem ao guitarrista Django Reinhardt, a pronúncia pode ser observada aqui

Quem usa?

O Django é bastante estável, a documentação oficial fala de picos de tráfego de mais de 50 mil acessos por segundo. Por esta estabilidade empresas como Disqus, Instagram, Pinterest e Mozilla têm usado Django.

Por que usar Django?

Django é escrito em Python uma das linguagens mais populares da atualidade, o ranking do IEEE Spectrum  o Python lidera seguido do Java e da linguagem C, é claro que dependendo dos critérios adotado pelo ranqueamento essa posição de liderança é alterada mas Python está sempre no top 5. Além disso, o Python é uma das ferramentas mais utilizadas no meio acadêmico por pesquisadores para análise de dados.

O Django é um dos frameworks mais populares da web, existe uma vasta comunidade que provavelmente já passou por um problema ou outro que você passará no desenvolvimento de sua aplicação, e a solução estará logo ali prontinha pra você.

O Django implementa os mais modernos padrões de projeto para desenvolvimento de software como o MVC ( ou será “MTV”? ).

Muitas e muitas bibliotecas são desenvolvidas para Django, cerca de 10 mil bibliotecas são encontradas quando pesquisamos a palavra Django no repositório de pacotes Python.

 

Referência



Autor

Erivaldo Lourenço

Nerd, Fã de Metal e Animes.