Como funciona aplicações Web

por Erivaldo Lourenço | 28/12/2020 | 91 👀

Tim Berners-Lee quando fez sua primeira proposta do que seria chamado de world wide web (www) em 1989, não imaginava que esse novo jeito de usar a internet revolucionaria a maneira que à enxergamos, chegando ao ponto de a WWW ser confundida com a própria internet. Há diversos serviços que podemos acessar na web, de pagamentos que podem ser realizados da comodidade de sua casa, eliminando completamente as filas no banco! a reuniões entre pessoas que estão em lugares distintos do globo e ao vivo!! coisas  que a pouco tempo só era possível em filmes.

Nesse artigo vamos discutir sobre os elementos de uma aplicação web e como elas interagem para realizar os mais diversos serviços para o cliente.

Como funcionam as aplicações web? 

Neste cenário de iterações entre o usuário e o computador, alguns personagens são importantes. O primeiro deles é o usuário. Quando um usuário quer navegar na internet a primeira coisa que ele faz é ligar o dispositivo que vai usar para essa finalidade, que pode ser um computador de mesa, notebook, uma smart tv, um celular dentre outros tantos dispositivos disponíveis no mercado. Com seu dispositivo ligado o próximo passo natural do usuário é abrir um navegador de internet, e  destes existem vários no mercado, como o google chrome e o mozilla firefox. Em seguida, o usuário na barra de endereço do navegador digita o endereço do site que ele deseja acessar, e assim ele é apresentado a página com qual irá interagir.

Deste pequeno roteiro que descrevi no parágrafo anterior, irei destacar dois personagens que são muito importantes, o navegador e o endereço do site. A partir de agora toda vez que eu me referir a cliente vc vai entender que estou falando do navegador escolhido e quando falar servidor estou me referindo ao lugar onde o seu site está hospedado.

A comunicação entre o cliente e o servidor é feita através de uma solicitação do cliente e uma resposta do servidor. Quando o usuário digita um endereço no navegador ele está fazendo através do cliente uma solicitação(ou request), o servidor depois de uma análise responde(ou response) ao cliente . Essa resposta pode retornar para o cliente arquivos dos mais diversos formatos, desde texto puro, a imagens, vídeos e muitos outros. Na maioria dos casos uma solicitação do navegador tem como resposta um código HTML, o cliente que tem a responsabilidade de interpretá-lo e apresentar ao usuário de maneira mais amigável.

 

web app

 

Você pode ver o código HTML gerado pelo o servidor do ACESSONERD e que foi solicitado pelo o cliente que você está utilizando, clicando com o botão direito do mouse em alguma área do blog e depois em “Exibir código fonte da página”. Este código HTML foi gerado no servidor de acordo com uma lógica de programação e enviado ao cliente.

Servidor

O termo servidor pode ser empregado a qualquer ativo que forneça algum tipo de serviço. Em computação existem servidores para as mais distintas finalidades, por exemplo:

  • Servidor de Email

    • É um servidor responsável por hospedar emails. Se você esta cansado de usar gmail e hotmail, uma solução gratuita para servidor de email é o Zimbra

  • Servidor Web

    • É o servidor que responde às solicitações em HTTP. O mais famoso servidor web é o Apache.

  • Servidor de banco de dados

    • Um servidor de banco, é onde ficam armazenados os dados da aplicação. O tipo mais comum de banco de dados é o relacional, estes armazenam os dados em tabelas que podem se relacionar. Os BDs mais comuns na internet são Oracle Database eo MySQL

  • Servidor de firewall

Um servidor de firewall é um computador com um firewall instalado, o firewall é responsável por proteger a sua rede, bloqueando possíveis acessos indesejados. Exemplos de firewalls: pfsense, iptables.

No caso de uma aplicação web, o servidor que responde às solicitações do cliente é o servidor Web.

Em geral, uma aplicação web não tem apenas um servidor web rodando. Nessa arquitetura que pode ser observada na imagem, existe um servidor web e um servidor de banco de dados. O cliente não consegue fazer uma consulta direto no banco de dados, a solicitação é feita ao servidor web, que comunica com o banco através de uma linguagem de programação.

 


O protocolo HTTP

Mas como acontece toda essa comunicação? solicitação? resposta? como? Bom, você já deve ter visto aquele http:// no início de algum link- hoje os navegadores “escondem” o http:// na barra de endereço - HTTP é o protocolo de comunicação na web. A primeira versão do protocolo foi desenvolvida por Tim Berners-Lee em 1991. Depois outras versões foram surgindo e melhorando cada vez mais nossa experiência. 

Ano

Versão do HTTP

1991

0.9

1996

1.0

1997

1.1

2015

2.0

2018

3.0

O protocolo HTTP define as regras de comunicação entre o cliente e o servidor. Veja que toda comunicação necessita de regras para acontecer. Quando duas pessoas conversam um protocolo está subentendido ali, que é a língua portuguesa, imagine como seria comunicar com um japonês, que se comunicam através de outro protocolo. Por isso se faz necessário o uso de protocolo. Toda a informática é apoiada em diversos protocolos.

Muitos questionamentos podem ter surgido durante essa leitura, isso é normal, não era propósito deste artigo aprofundar em questões técnicas. Questões como outros protocolos utilizados na web ou ainda configuração de servidores web  serão discutidos em artigos futuros. Forte abraço!

Autor

Erivaldo Lourenço

Nerd, Fã de Metal e Animes.